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Mudanças significativas podem ocorrer em diferentes estágios ao longo da vida de uma plataforma lastrada sob carregamentos repetidos. Isso inclui, mas não se limita à geração de finos que podem preencher os vazios no lastro, a defeitos no subleito que levam à penetração de finos através de bombeamento e ao abatimento localizado do subleito desenvolvendo bolsões de lama.
As estratégias tradicionais de inspeção de plataforma baseadas em inspeções visuais e medições de geometria geralmente indicam tardiamente problemas relacionados à qualidade do subleito e do lastro. Além disso, podem fornecer diagnósticos falsos da causa raiz do problema, resultando em manutenções inapropriadas e pouco viáveis economicamente.
O monitoramento da plataforma lastrada com o radar de penetração no solo (GPR), como o ZARR da Zetica Rail, permite ser mais assertivo na definição da intervenção de manutenção de forma rápida e economicamente eficiente. A combinação das medições de geometria de via com o GPR fornece uma informação singular, baseada em condição do componente, para planejar de forma holística a estratégia de gestão do lastro e da plataforma.
Os elementos mais significativos desta estratégia incluem:
Integração efetiva das métricas de geometria de via (superfície) e GPR (subsuperfície), e
Geração de relatório de defeitos na plataforma, incluindo lastro contaminado e defeito no subleito.
Os benefícios dessa abordagem são diversos:
Priorização precisa do defeito da via e determinação da extensão dos trabalhos corretivos necessários,
Redução do número de furos de sondagem e duração dos intervalos de circulação necessários para a investigação da qualidade do lastro,
Direcionamento de vagões de lastro e máquinas de socaria e desguarnecimento para os locais em que são mais necessários,
Economia de lastro devido à distribuição otimizada;
Redução do número de intervenções durante a vida do lastro através do planejamento da manutenção por condição de degradação, e
Monitoramento da performance das equipes de manutenção de lastro.
Escrito por Paulo Lobato, PMP
Especializado em via permanente ferroviária e gestão de projetos
Elevada experiência em gerenciamento de projetos e análise de viabilidade técnica-econômica de novos projetos
Engenheiro Civil formado pela UFMG em 2010 com curso de extensão em ferrovia e transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris/França
Certificado em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute (PMI)
Certificado em Inglês Avançado (CAE) pela Cambridge University
Pós-graduado em Engenharia Ferroviária pela PUC-Minas
Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC
Pós-graduado em Restauração e Pavimentação Rodoviária pela FUMEC
Contato: (31) 98789-7662
E-mail: phlobato01@gmail.com
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